top of page
  • Foto do escritorLeandro Carvalho

122ª edição da maratona de Boston nessa segunda-feira 16/04 !


A Maratona de Boston é a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, disputada entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Ela é a segunda mais antiga das maratonas, atrás apenas da maratona olímpica disputada pela primeira vez em Atenas 1896, mas a pioneira de todas as disputadas anualmente, existindo desde o ano de 1897, sem interrupção. Organizada pela B.A.A – Boston Atlethics Association, entre 1897 e 1968 a prova foi sempre disputada no dia do Patriota, esse ano 16/04, segunda-feira, um feriado em comemoração ao início da revolução americana contra o domínio inglês, reconhecido apenas nos estados do Maine e de Massachussets. A partir de 1969, com a mudança do feriado para a terceira segunda-feira do mês de Abril, é neste dia que ela é realizada.

Com a participação de mais de vinte mil atletas de diversos países a cada ano, alguns dos maiores corredores da história já escreveram seu nome na prova, como os campeões olímpicos Abebe Bikila, Mamo Wolde, Ville Ritola, Gelindo Bordin, Joan Benoit e a portuguesa Rosa Mota, que com três vitórias é uma das recordistas entre as mulheres.



Campeões retornam para defender título

Seis campeões anteriores estarão entre os homens e mulheres da elite da 122ª Maratona de Boston, a prova inclui 23 atletas olímpicos, ao todo a prova conta com 14 medalhistas olímpicos e de campeonatos mundiais da IAAF

O atual campeão Geoffrey Kirui, do Quênia; duas vezes campeã de Boston, o medalhista de prata na Maratona do Mundial de 2013 Lelisa Desisaof Etiópia; e o vencedor de 2016 em Boston, Lemi Berhanu, da Etiópia, lideram a elite masculina.

O americano Galen Rupp, vice-campeão em Boston no ano passado, também retorna. O compatriota americano Shadrack Biwott e o queniano Wilson Chebet.

Entre os que irão estrear em Boston estão vários quenianos que correram seus melhores tempos pessoais em 2017. Nobert Kipkoech Kigen terminou em quarto lugar em Seul e vice-campeão em Amsterdã. Evans Kiplagat Chebet foi o quarto em Tóquio e o segundo em Valência. Felix Kipchirchir Kandie foi o segundo em Seul e o quarto em Berlim. Philemon Rono Cherop venceu a Maratona de Toronto.

Voltando a Boston está Stephen Sambu, do Quênia, o quinto lugar na maratona de Chicago do ano passado. Também se juntando aos atletas está o holandês olímpico Abdi Nageeye, que estabeleceu um recorde nacional de maratona no ano passado, e os atletas olímpicos canadenses Reid Coolsaet e Eric Gillis.


No lado das mulheres, Edna Kiplagat do Quênia está de volta para defender sua coroa. Eunice Jepkirui Kirwa, do Bahrein, medalhista de prata da Maratona Olímpica de 2016, e Aselefech Mergia, da Etiópia, campeã de Londres e três vezes vencedora do Dubai, vão tentar desafiar Kiplagat.

O trio será acompanhado pela campeã de 2014 da Maratona de Boston e recordista do percurso Buzunesh Deba, da Etiópia, e pela compatriota Mamitu Daska, duas vezes vencedora de Frankfurt, que também conquistou vitórias em Dubai e Houston.

Caroline Rotich, que venceu a Maratona de Boston de 2015, retorna e recebe a compatriota Gladys Chesir, que faz sua estréia em Boston depois de terminar em segundo lugar em Amsterdã no ano passado.

Os recordistas nacionais da maratona, Kellys Arias, da Colômbia, e Madai Perez, do México, estarão na prova, assim como Krista DuChene, a segunda maratonista canadense mais rápido da história. Jessica Augusto, de Portugal, e Jessica Draskau-Petersson, da Dinamarca - ambas atletas olímpicas - farão sua estréia na Maratona de Boston.

A equipe americana anunciada inclui quatro das cinco maratonas americanas mais rápidas de todos os tempos: Deena Kastor, Jordan Hasay, Shalane Flanagan e Desiree Linden. Kastor, a recordista nacional, é campeã de Londres e Chicago e ganhou a medalha de bronze na Maratona Olímpica de 2004. Hasay terminou em terceiro em Boston e Chicago no ano passado. Flanagan ganhou recentemente a Maratona da Cidade de Nova York. Linden terminou entre as cinco primeiras em sete Maratonas da Abbott e perdeu a vitória de Boston por apenas dois segundos em 2011.








Fonte: Wikipedia / boston.com



56 visualizações

BMW BERLIN-MARATHON 2024     Últimas Vagas 

bottom of page