top of page
  • Foto do escritorLeandro Carvalho

16 anos? Etíope com aparência de mais velha gera polêmica no Mundial Sub-20

Girmawit Gebrzihair (à direita) no pódio dos 5.000m do Mundial de Atletismo Sub20 (Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images for IAAF)

Bronze nos 5.000m na última terça, Girmawit Gebrzihair está registrada na IAAF como nascida no dia 21 de novembro de 2001. Imagem da atleta ganhou as redes sociais nos últimos dias.


Inscrita no Mundial de Atletismo Sub20, que acontece em Tampere, na Finlândia, a etíope Girmawit Gebrzihair está no centro de uma polêmica, tendo a sua imagem amplamente compartilhada nas redes sociais nas últimas horas. Com aparência de bem mais velha, a atleta vem levantando suspeitas dos adversários desde a última terça, quando conquistou a medalha de bronze nos 5.000m, com o tempo de 15min34s01.

O registro de Girmawit Gebrzihair na IAAF (Federação Internacional de Atletismo) aponta que a corredora tem apenas 16 anos. Segundo sua ficha no site oficial da entidade, a velocista nasceu no dia 21 de Novembro de 2001.


Girmawit disputa provas oficiais desde o ano passado, quando correu 10.000 km com a marca surpreendente de 32min33s. Por conta da polêmica, a IAAF tem sido bastante questionada sobre a eficácia dos seus testes para verificar a idade dos atletas.

Girmawit Gebrzihair não compete mais no Mundial da Finlândia. A atleta não deu entrevistas após correr sua prova.



Fonte: Globo.com

39 visualizações

BMW BERLIN-MARATHON 2024     Últimas Vagas 

bottom of page