top of page
  • Foto do escritorLeandro Carvalho

Lesionado? Estes nutrientes podem ajudá-lo a recuperar


Quando você é surpreendido com uma lesão , a dieta pode desempenhar um papel importante para fazer você voltar mais rápido. Para cada lesão comum, há um nutriente (ou dois) que pode ajudá-lo a recuperar.


1

Lesão: fratura por estresse

As fraturas por estresse são uma lesão por uso excessivo, muitas vezes causada por corridas repetidas de longas distâncias ou pelo aumento drástico de quilometragem. Principalmente afetando os ossos nas pernas e nos pés, as fraturas de estresse ocorrem quando o músculo fica cansado e transfere estresse indevido para o osso.

Comer: cálcio e vitamina D

O leite faz bem. O American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que atletas com uma fratura de estresse obtenham pelo menos 1.000 mg de cálcio dietético  - um copo de leite de tem cerca de 300 mg. Enquanto os produtos lácteos são uma excelente fonte de cálcio, há muitos outros alimentos para ajudá-lo a curar, incluindo couve, brócolis, nabos, espinafre, produtos de soja e suco de laranja.

A vitamina D  é outro nutriente compatível com os ossos. A melhor maneira de obtê-lo é a partir da exposição ao sol, mas há alimentos que você pode comer para ajudar a aumentar seus níveis: gemas de ovo, salmão,atum, sardinha, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos. Se um exame de sangue revelou que você é deficiente em vitamina D, seu médico pode recomendar um suplemento.

2

Lesão: Cirurgia do joelho

Não importa sua cirurgia - ACL, menisco,.. - certos nutrientes podem ajudar com a cicatrização de feridas.

Coma: Proteína, colágeno e zinco

A pesquisa mostra que a  proteína  é vital para um corredor imobilizado após a cirurgia. A quantidade exata que você precisa varia, mas o estudo sugere pelo menos 1,4 a 1,8 gramas por quilo de peso corporal ou cerca do dobro da quantidade recomendada para um indivíduo saudável. Experimente carne, lácteos, peixe, legumes, feijões, grãos inteiros e sementes.

A carne também é uma fonte rica de colágeno, um tecido conjuntivo que promove a cicatrização de feridas. É melhor escolher carnes magras, como frango e peixe, gordura saturada de porco pode causar inflamação, atrasando a recuperação.

A pesquisa mostrou que uma deficiência de zinco pode atrasar o tempo de recuperação. Como a proteína, o zinco pode ser encontrado em carne, peixe, frango, lácteos, grãos integrais e feijão.

3

Lesão: tendinite ou fascite plantar

As palavras que terminam em "itis" significam inflamação. Não surpreendentemente, a tendinite é uma inflamação do tendão e a fascite plantar é uma inflamação no fundo do pé. A tendinite é uma lesão comum resultante de uso excessivo ou movimentos repetitivos. Aumentar drasticamente a sua quilometragem em um curto período de tempo ou "correr pela dor" pode causar essa lesão.

Coma: alimentos ricos em antioxidantes e gorduras boas

Se você está sofrendo de "itis", coma Antioxidantes - nutrientes para combater a inflamação - são encontrados em frutas e vegetais. E, quanto mais escuro o produto, maior é o antioxidante. Em caso de dúvida, opte por verdes de folhas escuras e vegetais de raiz forte.

Enquanto você pode estar hesitante em comer mais  gordura  quando você está menos ativo, a boa gordura pode efetivamente combater a inflamação. Adicione o óleo de azeite ou o abacate à sua salada.

4

Lesão: Artrite

Outra "itis", artrite é inflamação nas articulações. Se você é um dos 50 milhões de brasileiros que sofrem com isso, você conhece a verdadeira definição de joelhos quebrados. Não existe uma cura, mas mudanças na dieta podem aliviar algumas das suas dores.

Comer: Colágeno

Encontrado na carne, o colágeno também é um suplemento popular que pode melhorar os sintomas artríticos. Um estudo descobriu que os atletas que consumiram 10 gramas de colágeno durante 24 semanas sofreram menos dor nas articulações do que aqueles que tomaram um placebo.


2.269 visualizações

BMW BERLIN-MARATHON 2024     Últimas Vagas 

bottom of page